terça-feira, 3 de junho de 2014

No meu tempo de criança!

No meu tempo de criança cozinhavam-se ovos numa lata de banha enquanto pescava na lagoa; havia ainda pescaria noturna no rio Jaguari, e os inesquecíveis passeios de trem de Jundiaí até Piracicaba. Até bonde fazia parte desta viagem! No meu tempo de criança aprendia a andar de bicicleta, sem ajuda de ninguém. E se a bicicleta fosse verdinha tinha um sabor especial! Tinha passeios de bicicleta ao redor do campo do Paulista, enquanto os jogadores treinavam. E, claro, ainda tinha tombos maravilhosos quando quatro amigos inseparáveis dividiam a mesma bicicleta. No meu tempo de criança cantava no coro da igreja da Vila Arens com os integrantes da Cruzada Eucarística Infantil, decorava o catecismo para fazer a primeira comunhão, tinha também coroinha graduado em turíbulo, só para ver a fumaça subir aos céus... No meu tempo de criança cantava no auditório da Rádio Santos Dumont, ouvia programa do Zé Bétio, trocava gibis na porta do cinema, quando um valia pelo preço de dois, ou curtia a tarde de domingo com as amigas. No meu tempo de criança tinha competição para ver quem comia mais pitangas. Ah! Claro! Tinha brincadeira de Mãe da Rua na escola, e acabava rasgando a blusa da amiga e tendo como castiço consertar... E na rua, ainda, brincava de Tarzan e Jane, mesmo que isso fosse em Belém do Pará.. No meu tempo de criança sonhava em cavar um buraco para tentar chegar ao Japão ou saía pelo mundo à procura da verdadeira família e descobrindo que já vivia com ela. E nesta história de família, nada mais doce do que dividir dois ovos de galinha em quatro irmãos. No meu tempo de criança fazia experiências pare recarregar pilhas, corria ao pronto socorro para tirar cisco do olho e ainda trabalhava de contrapeso na roda gigante do parque de diversões, sem esquecer do cuco que era o encanto da família. No meu tempo de criança ajudava o avô a caçar gamburrinos, e nas noites contemplava as estrelinha lá no céu, mas nada mais divertido do que reunir os 47 filhos de italianos que moravam no mesmo quarteirão e jogar pingue pongue. No meu tempo de criança a viagem de férias era de Salvador para Jundiaí, para visitar os parentes e amigos ou fazia a viagem de Jundiaí a Praia Grande e reencontrar o bicho preguiça, sem contar a realização do sonho de participar de um rodízio de pizza. No meu tempo de criança dava nome e batizava bonecas, pagava os alimentos da mulher, na fila do supermercado, já que ela não tinha dinheiro, mas precisava comer, e tinha também o doce sonho da menina que queria ser bailarina... No meu tempo de criança tinha festa junina inesquecível, com fogueira, balão de todos os tipos e até batata doce assada na fogueira e tinha ainda, nas férias de janeiro, passeio no sítio dos tios Nino e Isaura. No meu tempo de criança teve o porquinho que não morreu no Natal e nada mais lindo do que descobrir a identidade do Papai Noel. Afinal, ser criança é um sonho eterno de todos os humanos e crescer era tentar fazer o tempo voltar.

Um comentário: