terça-feira, 3 de março de 2015

PERSONAGENS (5) O mestre Fábio Rodrigues Mendes

Sempre o chamei de professor! Muitas vezes de professor poeta ou poeta professor. Com o passar do tempo e o crescimento da amizade, comecei a chamá-lo de grande mestre ou grande poeta. E ele era isso mesmo: um grande homem! O conheci na redação do Jornal da Cidade no início da década de 1970, quando comecei no jornalismo. O mestre Fábio Rodrigues Mendes, o poeta Fábio Rodrigues Mendes, o grande homem Fábio Rodrigues Mendes era visita constante na redação. Na maioria das vezes para levar um poema para publicação ou até mesmo um artigo escrito por ele. E muitas vezes sua esposa, a poetisa Ermínia Serafim Mendes, o acompanhava.
Mas o bom das visitas do poeta era que sempre trazia um livro. Mesmo que não fosse dele – e ele tinha vários publicados – fazia questão de presentear alguém com uma obra. Isso era um verdadeiro incentivo à leitura. Devoto de São Sebastião, o mestre sempre se despedia lembrando do santo: “Que São Sebastião o proteja!”, encerrava a visita.
Talvez tenha sido por causa dele que me enveredei pelas letras. Um livro dele aqui, outro ali e a estante foi se embelezando com letras e palavras e Fábio era um grande incentivador.  Não era difícil ele passar pela redação, me chamar à janela com um livro na mão – geralmente de sua autoria -, abrir em uma página qualquer e ler meia dúzia de versos. Sorrir, fechar o livro, me dar um abraço e se despedir. Era assim que não me esquecia do mestre, do poeta, do grande Fábio!
Quando me mudei para Campinas, o contato não desapareceu. O poeta ligava para saber como estava. Na última vez que nos falamos, eu estava desempregado. Perguntou o que ocorrera, o que pretendia fazer e me lembrou de seu protetor: “Reze para ele, São Sebastião não nega ajuda!” Atendi sua sugestão. Dez dias depois estava trabalhando. Escrevi a ele uma carta relatando o fato, sua resposta foi uma ligação e um desejo de felicidades. “Que São Sebastião o proteja”, encerrou o telefonema.

Quando voltei a morar em Jundiaí, o poeta, o professor não estava mais aqui. Tinha ido escrever poemas no céu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário