sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

O primeiro genro de dona Graciosa

Conheci Décio Araújo logo que comecei a namorar a Rita de Cássia, hoje minha esposa, em 1976. Advogado, com escritório e residência em São Paulo, doutor Décio (como eu o costumava chamar) era casado com Virginia, irmã da Rita e filha mais velha de dona Graciosa, minha sogra. Doutor Décio gostava de dizer que era o genro preferido de dona Graciosa. Afinal, era o primeiro. Depois veio Orides, que se casou com Márcia e eu cheguei por último, casando com a Rita. Apesar de morar em outra cidade, praticamente toda semana ele estava em Jundiaí e depois em Campinas onde fui trabalhar e morar e levei meus sogros comigo. A conversa girava em torno de política, mas principalmente de futebol e do Palmeiras. Com exceção de Orides, que era corintiano, nós todos éramos palmeirenses. Foi Décio quem me levou algumas vezes ao Parque Antártica, nos tempos da Parmalat e vibramos com alguns títulos conquistados na década de 1990. Sempre que chegava em casa, Décio fazia questão de cumprimentar dona Graciosa em primeiro lugar, chamando-a de “minha querida sogra!” e se auto denominar o “genro preferido dela!”, provocando risos em todos. Por ser nosso padrinho de civil, doutor Décio fez questão de oferecer sua casa em Caraguatatuba para passarmos nossa lua de mel e foram muitos os feriados prolongados que visitamos aquela região e depois em Itanhaém, do outro lado do litoral de São Paulo. Depois que dona Graciosa partiu, no Carnaval de 2008, as visitas diminuíram um pouco, mas voltaram a se tornar mais constantes quando seu Alcides, meu sogro, adoeceu. E aí não eram só nos finais de semana que ele e Virgínia estavam em casa. Isso foi até o Carnaval de 2013 quando, na Quarta-feira de Cinzas seu Alcides partiu. A partir de então, as visitas diminuíram, e bastante. Já cansado e meio doente, doutor Décio vinha pouco a Jundiaí. E se meus sogros partiram numa época parecida – o Carnaval – Décio mudou completamente as datas e foi embora na véspera de Natal de 2017. Mas refletindo aqui, com Rita, minha esposa, chegamos à conclusão de que, ao chegar no céu, Décio foi recebido e abraçado por dona Graciosa, afinal era ela que, segundo ele, o tinha como o genro preferido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário