segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Doação!

Não é a época nem o dia, mas sabe quando algum fato vem à sua cabeça sem pedir licença e provoca em você uma reflexão sobre o cotidiano das pessoas? Pois é, apesar de ser início do ano, me lembrei de um fato ocorrido numa missa de Domingo de Ramos quando o padre, para mostrar que o Cristo estava doando sua vida à humanidade, começou e relatar ações de pessoas que tinham atitude parecida. Eram exemplos que ele fazia questão de mostrar aos fiéis que o morrer não é, necessariamente, deixar de respirar, ir para um caixão e voltar a ser pó! E as perguntas ele fazia às pessoas presentes na igreja, do tipo “Quem daqui cuida de um parente doente?” E alguém, timidamente, erguia a mão e dizia: “Tenho minha mãe de cama há dois anos. Estou aqui na igreja, hoje, porque minha irmã veio do Rio passar a Semana Santa aqui, então ela ficou com minha mãe.” Não era necessário aplauso para este tipo de ato. Bastava analisar a doação da pessoa... E mais perguntas e mais respostas: “Meu filho nasceu com deficiência mental. Eu e meu marido o acompanhamos em todos os momentos de sua vida”. As pessoas olham para o lado, para ver quem falava. E o padre dizia que estas pessoas eram como o Cristo que doara sua vida por nós. E mais perguntas e mais respostas: Uma senhora levanta-se, lá no fundo da igreja e mostra a mãe sentada ao seu lado e diz simplesmente: “Alzheimer!” As pessoas presentes na igreja olham e contemplam a dedicação, a doação. E são assim os humanos: doadores de vidas! Muitas vezes sem pensar, sem cobrar. Vidas que deixam de ser deles para completar a dos outros. Vidas que deixam de ser! Na volta para casa, com um ramo de oliveira na mão e a reflexão na mente, fez-me perceber a grandeza deste ser criado à imagem e semelhança de Deus. Está claro que o mundo tem seus problemas. E eles podem ser maiores que as soluções, mas ao ver e ouvir estes relatos me permite perceber que tudo tem solução. Basta aos humanos se sentirem como tais. Basta aos humanos partilharem um pouco de seus momentos de paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário