terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cotidiano: solução para os bares

Se houvesse uma coluna nos jornais sobre crônicas do cotidiano, certamente este texto deveria fazer parte dela. Em minhas caminhadas diárias, cruzei, uma bela manhã, com um bar fechado. E isto me chamou a atenção! Em meu caminho cruzo com três ou quatro deles, com cadeiras nas calçadas onde os fregueses conversam e saboreiam suas bebidas preferidas, muitas vezes atrapalhando a passagem dos pedestres. E um deles, como disse, me chamou a atenção: naquele dia estava com as portas fechadas! Localizado numa esquina próxima à minha casa, não tive dificuldade em visualizar 50 metros à frente, os fregueses do bar: neste ponto, uma mercearia recebia, nesta manhã, os homens que frequentam o bar. Todos em pé, com copos nas mãos, garrafas colocadas no degrau de acesso à mercearia, conversavam sobre as mesmas coisas de todos os dias, por absoluta falta de assunto. A calçada suportava, naquele momento, oito, dez homens que, com certeza, atrapalhavam acesso de donas de casa, loucas para comprar um pé de alface ou um quilo de qualquer coisa para preparar o almoço. Segui meu caminhar e me esqueci do que acabara de ver, já que meu objetivo era o oposto dos frequentadores do bar: eu precisava manter a forma para, claro, estar bem de saúde. E lá fui eu, acelerando os passos! E foi na volta, na mesma mercearia que parei, 20 metros antes de chegar a ela, para rir do que via! Os fregueses do bar já não ocupavam mais a porta da mercearia. Não impediam o acesso das pessoas que normalmente fazem compras neste local. Debaixo da árvore, meio metro distante da porta de acesso à mercearia, uma tabua de passar roupa estava aberta, ocupando parte da calçada e sobre ela, garrafas de cerveja e copos. Passei pelo local imaginando a criatividade do ser humano em buscar soluções para todos os problemas. Mesmo que o problema seja um copo de cerveja...

Um comentário:

  1. Nelson, vim conhecer seu blog e fiquei encantado com os textos que retratam o cotidiano de uma forma impar. Parabéns.
    Aproveito para convidá-lo visitar meu blog http://andradejorge.zip.net
    grande abraço, nos vemos na proxima reunião da APEJUR

    ResponderExcluir