quarta-feira, 2 de maio de 2012

Eterna companheira

Você já pensou, durante sua infância, em pedir a Deus um companheiro ou uma companheira para a vida toda e detalhou os predicados que queria encontrar nesta pessoa? E quando conheceu uma pessoa e com ela começou a dividir sua vida, acabou esquecendo do pedido que fez? Você já percebeu que isso é comum na nossa vida? Só sabemos pedir as coisas a Deus? E o agradecimento é algo que só vai acontecer lá na frente, muitos anos depois - se é que lembramos de fazer isso! É comum na nossa vida pedir, pedir e pedir. A retribuição e o agradecimento acabam ficando sempre no esquecimento. Mas quando pedimos uma pessoa para nos acompanhar até o fim da vida, realmente, é um pedido delicado, difícil de imaginar. No mundo conturbado em que vivemos, quando não sei quantos por cento dos casamentos terminam por uma infinidade de incompatibilidades, ver relacionamentos se manterem por décadas realmente é uma dádiva dos céus. Diria que o meu casamento se inclui nesta lista de dádivas dos céus. Me lembro das minhas orações, dos pedidos que fazia a Deus. Imaginava que dificilmente encontraria uma mulher perfeita. Então pedia que ela tivesse mais predicados que defeitos, que fosse mais atenciosa, carinhosa, doce, meiga, sincera, e que me fizesse feliz. E ri do pedido que fiz: dizia que não queria uma mulher perfeita, mas gostaria que ela fosse... Imaginei até que estaria “driblando” Deus no meu pedido. E acabei achando que passaria o resto de meus dias completamente só. E existe tanta gente só neste mundo... Já percebeu? E digo só não porque não tem ninguém. Não posso dizer que as pessoas que escolheram viver só sejam egoístas, porque não quiseram dividir seu mundo com alguém. Mas não sei se a solidão é um bom caminho. E existe tanta gente só, mesmo estando com outras pessoas... Já percebeu isso? Existem mulheres com uma infinidade de predicados. Mas achei que não existiria uma do jeitinho que tinha sonhado. E hoje, 32 anos de união, percebo que Deus foi bondoso demais para comigo. Não só me deu a mulher da maneira como pedi, como também a fez linda. Sem querer, mais uma vez, enfrentar o poeta que diz que “me perdoem as feias, mas beleza é fundamental”, imagino que até neste ponto fui feliz. Rita de Cássia é assim um pouco de tudo ou muito de tudo! Bela por fora e por dentro. E se meu sonho se transformou em realidade, não esqueço – de verdade – de agradecer, praticamente, todos os dias, a Deus, a mulher que está ao meu lado. Seu sorriso me estimula a superar adversidades, seu olhar me ajuda a vencer os atropelos da vida, sua voz me faz derrubar as barreiras que este mundo insiste em colocar nos nossos caminhos. E vou superando, vencendo, derrubando, conquistando. As conquistas são sempre fórmula de um jeito gostoso de subir os degraus da vida. Não vou perguntar quantos você já subiu. Diria que subi muitos, mas ainda visualizo uma infinidade de degraus para cima, de onde estou. Recuar não recuo, não desço, não volto atrás. Até porque há uma mulher me ajudando a seguir em frente, a subir, a subir, a ir além. E quero que ela me acompanhe sempre. Todos os dias. E é este o pedido que renovo todos os dias a Deus, quando agradeço o que ele já me deu: que me permita a companhia de Rita de Cássia até o fim de nossas vidas. E Deus sempre foi um verdadeiro pai para mim... (homenagem à minha esposa, Rita de Cássia, que completa mais um ano de vida neste 3 de maio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário